Notícias
Projeto Preserva de Marilândia do Sul atende metas da Itaipu Binacional
Categoria: Assessoria de ComunicaçãoData de Publicação: 7 de fevereiro de 2024
Crédito da Matéria: prefeitura municipal
Fonte: Assessoria
O Projeto Preserva, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Marilândia do Sul, vai atuar em parceria com a Itaipu Binacional.
O projeto desempenha um papel fundamental na proteção e preservação de nascentes locais, e agora, vai realizar metas estabelecidas pela Itaipu Binacional, que vai destinar recursos importantes para o município.
O objetivo principal do Projeto Preserva, é proteger 20 nascentes em um período de seis meses, atendendo às metas estabelecidas pelo Programa Itaipu Mais que Energia, que oferece recursos valiosos para investimentos nas áreas de Saneamento Ambiental, Energias Renováveis, Manejo de Água e Solo, e Obras Sociais, de Infraestrutura e Comunitárias.
Os recursos enviados pela Itaipu poderã ser aplicados em diversas áreas do município, ajudando no desenvolvimento da cidade.
A execução do Projeto Preserva é uma tarefa conjunta, envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária. Essas entidades trabalham em estreita colaboração com o Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR, fortalecendo a capacidade técnica e operacional do projeto.
O prefeito Aquiles Takeda destaca a importância do recurso que será enviado através do projeto e também ressalta o trabalho integrado da equipe municipal e com a Itaipu: "Ao unirmos forças e conhecimentos, maximizamos o impacto positivo do Projeto Preserva. Essa colaboração entre diferentes setores demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida em nossa comunidade. O valor enviado será muito bem aplicado, beneficiando todos os moradores da nossa cidade", disse.
Além da preservação das nascentes, o Projeto Preserva também se empenha em promover a educação ambiental, envolvendo escolas, grupos comunitários e voluntários. A sinergia entre a população e as ações de preservação é crucial para o sucesso a longo prazo do projeto.
Dessa forma, o Projeto Preserva não apenas atende às metas da Itaipu Binacional, mas também destaca a capacidade do município em realizar ações inovadoras e colaborativas para o bem-estar coletivo e a sustentabilidade ambiental.
Uma vez alcançadas as metas estabelecidas pela Itaipu Binacional, o Projeto Preserva retomará sua essência original como uma iniciativa exclusivamente municipal. A continuidade do projeto, sob a administração da Prefeitura, garantirá a sustentabilidade a longo prazo das ações de preservação.
"O Projeto Preserva teve início em 2022, e desde então já recuperamos mais de 20 nascentes em nosso município. Quero parabenizar todos os envolvidos no projeto, todos que colocam a mão na terra e nos ajudam a salvar o nosso meio ambiente", destaca o prefeito em exercício, Walmir Peres.
- Últimas Notícias
-
21 de maio de 2025
Projeto de Marilândia do Sul participa de campeonato regional em Cambira
-
19 de maio de 2025
Prefeitura troca tampas de bueiros e realiza manutenção em diversos pontos da cidade
-
16 de maio de 2025
Assembleia para criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada
-
14 de maio de 2025
Grupo 60 Mais: Marilândia do Sul realiza atividades com idosos
-
14 de maio de 2025
Saúde de Marilândia agora tem 0800 de urgência e emergência