Prefeitura de Marilândia do Sul adere ao programa Cidade Empreendedora

Publicado em: 02/05/2024 14:37 | Fonte/Agência: prefeitura municipal | Autor: Assessoria

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE/PR) realizou uma reunião na prefeitura de Marilândia do Sul para apresentar o Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa auxilia, por meio de soluções e ações, o gestor público a promover a transformação socioeconômica do município por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento com foco no empreendedorismo.

Participaram da reunião o prefeito Aquiles Takeda, Kelly Zanlorenzi , que será a responsável pela execução do programa em Marilândia, além dos consultores do Sebrae/PR Tiago Cunha e Marcio Araújo.

Marilândia do Sul é um dos nove municípios do Vale do Ivaí que vai integrar o Programa Cidade Empreendedora.
“O intuito da visita foi a implantação do Programa Cidade Empreendedora digital, na qual o nosso município está entre os nove contemplados do Vale do Ivaí. Em Marilândia do Sul já temos a parceria do Sebrae com a sala do empreendedor e agora mais essa conquista para o nosso município”, explicou Kelly.

O que é?

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município.

Objetivo

Atuar junto ao poder público, de forma sistêmica, para que este seja um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil; alinhando seus processos e serviços para a agenda de desenvolvimento, apoiando o equilíbrio, a inclusão, a cooperação no mercado e estimulando a formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento.

Foco

Melhoria do ambiente de negócios;
Fomento ao empreendedorismo;
Promoção da competitividade empresarial.
Estratégia de atuação do Projeto
Possibilitar uma visão sistêmica do território;
Atuação direta junto ao poder público, como um agente mobilizador, facilitador e fomentador do desenvolvimento.
O Cidade Empreendedora se organiza em 10 eixos de atuação, definidos de forma a contemplar todas as temáticas que influenciam a capacidade de um território em iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento.
As soluções de intervenção do Sebrae nos municípios piauienses serão executadas em 3 anos e acontecem em três níveis: básicas, intermediárias e avançadas. Essas soluções sofrem adequação conforme a necessidade verificada no Planejamento Estratégico com foco no Desenvolvimento Econômico.

SOLUÇÕES BÁSICAS

Realização do Planejamento Estratégico;
Implantação da Sala do Empreendedor;
Formação do Agente de Desenvolvimento;
Capacitação das Lideranças;
Formação dos Professores para Implantação do Empreendedorismo na escola.

SOLUÇÕES INTERMEDIÁRIAS

Marketing Setorial;
Compras Públicas e Desburocratização;
Inclusão Produtiva e Lideranças.
SOLUÇÕES AVANÇADAS
Inovação e Sustentabilidade para os setores econômicos;
Ações para Modernização da gestão pública;
Cooperativismo e Crédito.