Saúde de Marilândia do Sul alerta para aumento de casos positivos de Covid-19

Publicado em: 26/10/2023 11:04 | Fonte/Agência: prefeitura municipal | Autor: Assessoria

O boletim semanal da Covid-19, divulgado pela secretaria estadual da Saúde (Sesa) mostra avanço no número de casos de Covid-19 a partir de junho, no Paraná. Em outubro, em 23 dias, foram confirmados 6.421 casos, número mais expressivo desde maio, com 6.462 diagnósticos positivos no mês inteiro.

Assim como em outras cidades do Paraná, a Saúde de Marilândia do Sul também registrou um aumento de casos positivos de Covid-19.

Conforme a saúde, 12 pessoas, a maioria idosos, testaram positivo para a doença nos últimos 10 dias.

“Estamos realizando vários testes aqui na saúde, até crianças foram testadas, mas nenhuma positivou. A maioria dos casos confirmados são de idosos e na faixa etária dos 30 anos. Precisamos que quem ainda não tomou as doses da vacina que se imunizem. A vacina salva vidas. É importante também que as pessoas se lembrem dos cuidados necessários e se testar positivo, ficar em casa para não transmitir para outras pessoas. Temos diversas doses da vacina disponíveis e percebemos que a população não tem procurado a imunização”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Maria Berçaline.

Marilândia do Sul soma 2.927 casos confirmados de Covid-19, sendo que 2.877 pessoas já se recuperaram da doença e 49 morreram, conforme dados do último boletim divulgado pela Sesa no  dia 23/10.

As vacinas contra a Covid-19 estão preconizadas para todas as pessoas acima de 6 meses de idade.

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, observa que o aumento de casos positivos pode estar diretamente relacionado a constante queda na procura pela vacina contra a doença. “A falsa sensação de segurança das pessoas que tomaram uma ou duas doses e não completaram o esquema vacinal pode ser a oportunidade de o vírus voltar a se instalar em nosso meio. Precisamos deixar a vacinação em dia e continuar tomando os cuidados necessários para evitar que a situação epidemiológica se torne um cenário novamente negativo”, alerta o secretário.

Em caráter obrigatório, segue em vigor resolução estadual que preconiza a utilização da proteção (uso de máscara) por indivíduos com suspeita ou confirmação da doença, além de trabalhadores de saúde que tenham acesso direto a pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19.

Outras medidas importantes são lavar as mãos com água e sabonete líquido ou usar álcool 70% com frequência, principalmente após tossir, espirrar e assoar o nariz, antes de comer ou manusear alimentos, além de manter janelas externas abertas e os ambientes (residenciais ou comerciais) bem ventilados, preferencialmente de forma natural.

A Covid-19 é a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. Os sintomas mais comuns incluem tosse, falta de ar, dor de cabeça (cefaleia), febre, calafrios, dor de garganta, coriza, diarreia ou outros sintomas gastrointestinais, perda parcial ou total do olfato (hiposmia/anosmia) diminuição ou perda total do paladar (hipogeusia/ageusia), dores musculares, dores no corpo (mialgia) e cansaço ou fadiga.